fbpx

27.5 vs 29 - Qual a diferença?

Provavelmente, uma das perguntas mais difíceis para os ciclistas de montanha desta geração se tornou “Qual tamanho de roda escolher?”. Confie em mim, eu já estive nessa situação. Para chegar perto da resposta, precisamos primeiro discutir as principais diferenças entre 27,5 e 29.

Principal diferença: 27.5 Mountain Bike

Se você ainda não percebeu, 27,5 é o diâmetro da roda em polegadas, o que a torna obviamente menor que uma roda de 29. A mudança no tamanho da roda faz uma diferença notável na maneira como a bicicleta anda e muito mais.

A roda de 27.5 é conhecida por ser um bom termo entre agilidade e velocidade. Como a roda de 27.5 é menor que uma de 29, mas maior que uma de 26, isso torna a bike muito fácil de rodar, acelerar e manipular. Não que você não possa fazer isso em uma de 29, mas geralmente é mais fácil de fazer isso com um tamanho menor de roda. As bicicletas construídas em torno da roda 27.5 aproveitam as características deste tamanho, reduzindo o comprimento da corrente, projetando-a em torno de uma haste mais curta e otimizando a suspensão traseira. É por isso que dedicamos mais atenção à nossa estrutura RIP 9 RDO de 27.5, em vez de apenas colocar as rodas de 27.5 nas estruturas otimizadas de 29.

Principal diferença: 29 Mountain Bike

Depois de ler o último parágrafo, você pode estar pensando: “Por que eu iria querer outra coisa se a 27.5 é a melhor opção?”. É aí que mudamos a sua opinião com a 29. Algumas pessoas podem achar mais divertido pedalar numa 27.5, mas para um ciclista que precisa de velocidade, a roda de 29 é a chave para o paraíso. A Niner começou com um compromisso com as rodas de 29 e ainda busca extrapolar os limites delas. O RIP 9 RDO 29 é um exemplo fantástico do prazer que uma bike de montanha 29 pode trazer para todos que a pedalam.

Por causa do diâmetro maior da roda, a de 29 cria uma área de contato maior com o solo e também roda muito mais rápida quando em alta velocidade. Mesmo que acelere mais devagar que uma roda de 27.5, as de 29 podem manter sua velocidade por causa de seus recursos avançados de rolagem em comparação com uma roda de tamanho menor. Essa característica também é benéfica para enfrentar terrenos mais técnicos por razões óbvias do maior contato com o solo. Acumulados, todos esses benefícios resultam em uma bicicleta de montanha rápida. Quer você esteja competindo em categorias de XC ou enduro, cada vez mais os fabricantes percebem o valor que esses tipos de bikes trazem para o mercado, e é por isso que existem tantas escolhas atualmente.

Conclusão: Qual é o tamanho de bike ideal para você?

Depois de revisar as diferenças, você já pode ter criado uma opinião sobre qual tamanho escolher. No entanto, aqui estão as recomendações gerais para a escolha do tamanho das rodas. Testar os dois tamanhos de roda também é uma ótima idéia.

Rodas de 27.5” são melhores para:

  • Ciclistas entusiastas
  • “Jibbers”
  • Ciclistas “ocasionais” de corridas DH
  • Prefere andar principalmente em trilhas, não gosta ou evita trilhas técnicas
  • Não pratica pedaladas longas, épicas ou corridas, é mais do tipo “se divertir depois do trabalho”
  • Não está disposto a sacrificar os recursos de manuseio para obter mais velocidade/rolagem

Rodas de 29 são melhores para:

  • Ciclistas de Enduro
  • Ciclistas XC
  • Ciclistas sérios de DH/bike park
  • O ciclista que gosta de velocidade e tem o objetivo de ir rápido nas descidas, já que esse é o prazer de suas corridas
  • Gosta de andar em terrenos técnicos e de fluxo
  • Disposto a sacrificar algumas capacidades de manuseio para obter mais velocidade/rolagem

No final, seja qual for o tamanho da roda, você ficará encantado com sua nova bike e nos lugares insanos que ela pode te levar! Lembre-se de que, quando se trata disso, a Niner se comprometeu com a evolução da roda 29 e não estaria onde está hoje sem aquela * piscadela *. Tente você mesmo e tire algumas de suas próprias conclusões!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Posso te ajudar?
Powered by